Nova ferramenta ajuda a calcular as mais-valias na venda de imóveis

2019-04-01

Nova calculadora permite calcular os lucros obtidos com a venda de um imóvel, assim como estimar o valor do imposto a pagar no seu IRS.

Esta nova ferramenta destina-se a calcular a mais-valia na venda da sua habitação e ainda fazer o cálculo estimativo do impacto dessa venda no IRS.

A Calculadora de Mais-valias de Imóveis (https://www.doutorfinancas.pt/calculadora-de-mais-valias-imoveis/) permite calcular os lucros obtidos com a venda de um imóvel, assim como estimar o valor do imposto a pagar no seu IRS, caso não reinvista na compra de uma nova habitação própria e permanente, ou não esteja isento. O Doutor Finanças exemplifica, em comunicado: “se vendeu uma casa num determinado ano, poderá existir lugar a uma mais-valia nessa venda e terá que fazer o englobamento em sede de IRS, podendo dar lugar ao pagamento de um valor adicional no acerto anual dos impostos”.

O impacto das mais-valias no cálculo da taxa de IRS depende de variáveis como os rendimentos anuais declarados, o valor da mais-valias ou as despesas declaradas. Para utilizar a calculadora são necessários dados como o ano, o mês e o valor da aquisição, o valor, o ano e o mês de venda, tal como as despesas e encargos. Na declaração de IRS devem também ser enumeradas as despesas com obras, melhorias ou substituição de janelas, encargos com mediação imobiliária, custos de emissão de certificado energético, imposto municipal sobre as transmissões onerosas de imóveis e despesas com registos e escrituras. Após introduzir toda a informação necessária, a calculadora vai apresentar-lhe o valor da venda, o coeficiente de atualização monetária, o valor de aquisição atualizado e, finalmente, o valor das mais-valias geradas com a venda do seu imóvel. Para calcular uma estimativa do impacto da venda em sede de IRS, são necessárias informações como se o imóvel vendido se tratava da habitação própria e permanente, dados sobre a forma como pretende fazer o reinvestimento do valor recebido com a venda (valor a amortizar ao empréstimo do imóvel alienado e valor a investir na nova habitação própria permanente), assim como informação sobre o valor do rendimento coletável para o IRS, entre outros. O Doutor Finanças deixa o aviso de que “poderão existir algumas pequenas oscilações se o imóvel foi já vendido em 2019”, uma vez que, nas regras de cálculo, os valores estão atualizados de acordo com as regras definidas para o ano de 2018.

Nova ferramenta ajuda a calcular as mais-valias na venda de imóveis | Pratik Shoes