Via verde no crédito à habitação: bancos já emprestaram mais este ano que em 2014

2017-07-24

Os bancos estão definitivamente mais disponíveis para emprestar dinheiro para a compra de casa. Uma tendência comprovada com os últimos dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP): em maio, foram concedidos 728 milhões de euros em crédito à habitação, mais 192 milhões de euros que no mês anterior. É preciso recuar até dezembro de 2010 para ver os bancos emprestarem tanto dinheiro para a compra de casa num só mês.

No acumulado dos primeiros cinco meses do ano, os bancos abriram de facto a torneira do crédito à habitação, já que emprestaram 3,067 mil milhões de euros com esta finalidade. Trata-se de um montante 45,2% superior face ao verificado nos primeiros cinco meses do ano passado e que representa mais de metade (53%) de todo o dinheiro emprestado em 2016. E mais: em 2014, foram concedidos menos que os 3,067 mil milhões de euros financiados entre janeiro e maio do corrente ano, escreve o Jornal de Negócios.

Esta “onda” de “facilitismo” no crédito à habitação está a ser acompanhada pela redução dos spreads. Recentemente, por exemplo, o BCP diminuiu a margem mínima para 1,25%, passando a ter o spread mais baixo do mercado, a par do Santander Totta e do Bankinter.

Via verde no crédito à habitação: bancos já emprestaram mais este ano que em 2014 | Pratik Shoes